Urbanismo

O Bonde A Burro Na Historigrafia Da Cidade Da Parahyba

RESUMO

O presente trabalho é parte da minha tese de doutorado cujo objeto de pesquisa foi o bonde a burro da Cidade da Parahyba no recorte temporal de 1896, ano de sua implantação, até 1914, quando teve a tração animal substituída pela elétrica. Pesquisas sobre serviços urbanos permitem aprofundar o conhecimento da cidade estudada. No caso da Cidade da Parahyba, podemos citar Araújo (2012) e Melo (2013) que pesquisaram o abastecimento de água da cidade, contribuindo, assim, para a ampliação da historiografia da capital paraibana. O nosso objetivo, neste artigo, é mostrar a história da Cidade da Parahyba pela ótica do serviço de bonde a burro. Na falta de outros serviços importantes como a luz elétrica, implantado só em 1910, ou da água encanada, implantado em 1912, o bonde, naquele momento, se tornou um ícone da modernidade da capital paraibana. A pesquisa sobre o bonde, utilizando-se a iconografia, cartografia, literatura, entrevistas, permitiu acompanhar a história da cidade, da sua sociedade, das atividades urbanas ali desenvolvidas como a comercial, religiosa, de lazer, enfim o seu desenvolvimento urbano e social no período pesquisado.

 

ABSTRACT

The present work is part of a doctorate thesis whose study object was the donkey drive street- car in the city of Parahyba from 1896, when it was implanted, to 1914, when the animal traction was substituted by the electric drive. Research on urban services has permitted to deepen the knowledge about the city in question. In the case of Parahyba, Araújo (2012) and Melo (2013) have studied the water provisioning in the city, thus contributing for the increase of historiography about the capital city. The objective of this paper is to show the history of the city of Parahyba in the light of the donkey drive tramway service. In the absence of other important services such as electric light, only established in 1910, and piped water, inaugurated two years later, the trolley car became an icon of modernity in the capital city. The investigation about the tramway making use of iconography, cartography, literature and interviews made it possible to accompany the history of the city, of its society and of the urban activities realized in it, such as commercial, religious, amusing as well as all the social and urban development during the time in question.

Plano de “humanização” para Curitiba: propostas e contradições no planejamento da cidade

 

Resumo

As transformações urbanas aplicadas em Curitiba ao longo da década de 1970 promoveram alterações significativas na paisagem e na infraestrutura da cidade. Entre as principais obras destacaram-se: implantação de área exclusiva para pedestres na Rua XV de Novembro, melhoramentos das praças, ampliação das áreas destinadas ao lazer, grandes parques públicos, abertura de avenidas, novo sistema de transporte, implantação da Cidade Industrial de Curitiba — CIC, entre outros projetos. Na perspectiva dos técnicos e idealizadores, as intervenções promoveram a denominada “humanização” da cidade, possibilitando o crescimento ordenado e disciplinado da capital paranaense. Este artigo analisa as contradições e os impactos sociais das transformações, investigando os discursos dos técnicos envolvidos e destacando diversas interpretações sobre a produção do espaço.

 

Abstract

Urban transformations applied in Curitiba during the 1970s promoted significant changes in the landscape and infrastructure of the city. Among the main works stood out: Deploying pedestrianized area in Rua XV de Novembro, improvements to parks, expansion of areas for leisure, large public parks, opening avenues, new transport system, implementation of the Industrial City of Curitiba among other projects. In view of the technical and creators, interventions promoted called “humanization” of the city, allowing the orderly and disciplined growth of Curitiba. This article examines the contradictions and the social impacts of changes, investigating the discourses of the technicians involved and highlighting different interpretations about the production of space.

 

As cidades, da industrialização à estética relacional

Resumo

Pensar a respeito das cidades atuais requer uma regressão analítica e crítica das reflexões urbanas ocorridas na história. Este trabalho apresenta, de maneira introdutória, um panorama do pensamento urbano, desde a industrialização até as últimas ideologias urbanas do século XX (Internacional Situacionista), que colabore para o entendimento acerca da situação urbana na contemporaneidade. As transformações que ocorreram durante esses séculos, permeadas por diversas ideologias, construíram a complexa situação urbana das cidades atuais. Nos anos 90, Nicolas Bourriaud em seu livro “Estética Relacional” reflete sobre o lugar da arte na sociedade contemporânea e as interferências que o mercado e a cultura de consumo produzem no ambiente social. A diminuição progressiva de espaços de convívio e relação em prol de ambientes de consumo é o contexto onde surge a produção artística que ele denomina de arte relacional. Por mais que sua reflexão esteja voltada para a arte contemporânea, ela é de extrema relevância para o pensamento urbano. Agregar o valor da sensibilidade artística, suas potências sociais e políticas, pode ser de grande importância para a reflexão urbana atual. Nossa pesquisa investiga se e em que medida tais ideias permitiriam uma virada de chave no pensamento e nas práticas urbanísticas, atualizando sua produção para as novas potencialidades da sociedade e da vida contemporânea.

 

Abstract

A contemporary thought on our cities requires a critical and analytical review of the evolution of urban reflexion through history. This paper aims at presenting a panorama of urban thinking, from industrialization to the last urban ideologies of the 20th Century (International Situationist), that would contribute to understanding the urban condition in our time. The transformations that have been taking place over the last centuries, permeated by several ideologies, built up the complex urban situation of our cities. In the 90’s, Nicolas Bourriaud, in his book “Relational Aesthetic”, analyzes the role of art in contemporary societies and the interferences market and consumption culture produce over the social ambiance. The progressive shrinking of spaces of conviviality in favor of consumption places marks the context in which appeared the artistic production he named “relational art”. Although focused on contemporary art, Bourriaud’s insights may be of special importance to the field of urban reflexion, which may gain new value by incorporating artistic sensibility and its social and political powers. Our research investigates if and to what extent such ideas may represent a turning point in the current urban thoughts and praxis.

Da cidade à região: a contribuição de Eduardo Neira Alva para o planejamento e desenvolvimento do Recôncavo baiano, 1967-1974

Resumo

Esta comunicação busca discutir a atuação e experiência profissional do arquiteto peruano Eduardo Neira Alva, em especial, no meio profissional brasileiro entre os anos 1967 e 1974, período no qual trabalhou como Coordenador da “Missão” enviada pelo BID à capital baiana a qual criou o Conselho de Desenvolvimento do Recôncavo (CONDER) órgão responsável pela elaboração de vários projetos pensando no planejamento e desenvolvimento da região. A necessidade de enfrentar os problemas do subdesenvolvimento da Bahia passando da escala da cidade (Salvador) à regional (Recôncavo) ou mesmo, aplicar o conceito de “estratégia” com a finalidade de dinamizar o desenvolvimento do Recôncavo foram algumas das suas principais contribuições. Com isso, ele afirmava que era possível passar do plano teórico à elaboração de princípios e políticas operacionais reais.

 

Abstract

This paper discusses the performance and experience of the Peruvian architect Eduardo Neira Alva, in particular, in the Brazilian professional environment between the years 1967 and 1974, period in which he worked as Coordinator of the “Mission” sent by the IDB to Salvador which created the Conselho de Desenvolvimento do Recôncavo (CONDER) agency responsible for several projects thinking in planning and development of the region. The need to face the problems of underdevelopment of Bahia passing the scale of the city (Salvador) to regional (Recôncavo) or even apply the concept of “strategy” in order to boost the development of the Recôncavo were some of his major contributions. With this, he claimed that it was possible to pass of the theoretical level to the elaboration of principles and real operating policies.