representação

As representações do rural e do urbano no romance Far from the Madding Crowd de Thomas Hardy

 

Resumo

O presente artigo traz reflexões a respeito da representação dos meios urbano e rural no romance de Thomas Hardy Far from the Madding Crowd (“Longe da Multidão Estulta”), publicado em 1874. Thomas Hardy foi um escritor inglês que viveu de 1840 a 1928 e publicou romances entre os anos de 1871 e 1895. O artigo desenvolve a questão do uso da literatura como fonte histórica das representações elaboradas em uma época. Apresentam-se as mudanças ocorridas no campo e na cidade no período e as relações estabelecidas entre eles como consequências dessas transformações. São discutidas as representações dessas espacialidades e como o escritor estabelece mediações entre elas. O romance de Thomas Hardy, apesar de aparentemente colocar o campo e a cidade em regime de oposição, também os aproxima. Encontramos nele dois níveis de representação, um, do imaginário do rural e do urbano predominante na época, e outro, a visão do próprio autor a respeito dessas concepções. São encontradas na obra representações da cidade através do olhar do campo, bem como as concepções do último pela primeira.

 

Abstract

This article examines the representations of the urban and rural environments Thomas Hardy’s novel Far from the Madding Crowd, first published in 1874. Thomas Hardy was an English writer who lived from 1849 to 1928 and published novels between 1871 and 1895. Throughout the article, the use of literature as a historical source of the representations created in a given time is explored. The changes which then had been taking place in the country and in towns and cities, and how they shaped the relations between them, are presented. The representations of the rural and urban environments are discussed, and well as how the writer mediates them. Hardy’s novel, even though it seems to oppose country and town, also brings them together. In it, there are two levels of representation, that of the age’s predominant conception of the rural and urban environments, and that of the writer’s own view on such notions.

Thus, the novel reveals both representations of the urban as seen by the rural environment, and the latter as seen by the former.

 

Representando um lugar na história: São Paulo anos 1920

Resumo

A década de 1920 foi especialmente importante na cidade de São Paulo por presenciar uma série de transformações urbanas que levariam à conformação de uma identidade social cujos vestígios são ainda percebidos nos dias de hoje. O presente trabalho pretende explorar as maneiras como esse modelo de cidade aparece representado na produção da vanguarda literária publicada no periódico modernista Klaxon em 1922, partindo para isso de uma dupla condição da cidade e sua representação neste período: primeiro, a sua inserção entre uma história forjada pelos cânones de uma modernidade que se pretende universal, relegando a São Paulo um lugar em sua periferia, e uma história universal formada por pequenas singularidades que renuncia a História oficial, evidenciando a riqueza na multiplicação de culturas que se interagem simultaneamente. Depois, sua representação também inserida na concepção de uma vanguarda que ora se demonstra uma derivação das vanguardas europeias, ora se apresenta como um movimento autêntico e original, sem com isso ignorar os jogos de força produzidos pela sociedade burguesa moderna herdeira do colonialismo.

 

Abstract

The 1920s were especially important in the city of São Paulo for witnessing a series of urban transformations that lead to the formation of a social identity whose traces are still perceived today. This study aims to explore the ways in which this model of city is represented in the production of literary avant-garde published in the modernist journal Klaxon in 1922, considering the double condition of the city and its representation in this period. First, its insertion between a history forged by the canons of a Modernity intended to be universal, relegating Sao Paulo to a place in the edge, and a universal history formed by small singularities that quits the Official History, highlighting the richness in the multiplication of cultures that interact simultaneously. Then, its representation also inserted in the conception of an avant-garde that sometimes appears to be a derivation of the European avant-gardes, at other times presents itself as an authentic and original movement, without thereby ignoring the tensions produced by modern capitalist society heiress of colonialism.