modernization

O Bonde A Burro Na Historigrafia Da Cidade Da Parahyba

RESUMO

O presente trabalho é parte da minha tese de doutorado cujo objeto de pesquisa foi o bonde a burro da Cidade da Parahyba no recorte temporal de 1896, ano de sua implantação, até 1914, quando teve a tração animal substituída pela elétrica. Pesquisas sobre serviços urbanos permitem aprofundar o conhecimento da cidade estudada. No caso da Cidade da Parahyba, podemos citar Araújo (2012) e Melo (2013) que pesquisaram o abastecimento de água da cidade, contribuindo, assim, para a ampliação da historiografia da capital paraibana. O nosso objetivo, neste artigo, é mostrar a história da Cidade da Parahyba pela ótica do serviço de bonde a burro. Na falta de outros serviços importantes como a luz elétrica, implantado só em 1910, ou da água encanada, implantado em 1912, o bonde, naquele momento, se tornou um ícone da modernidade da capital paraibana. A pesquisa sobre o bonde, utilizando-se a iconografia, cartografia, literatura, entrevistas, permitiu acompanhar a história da cidade, da sua sociedade, das atividades urbanas ali desenvolvidas como a comercial, religiosa, de lazer, enfim o seu desenvolvimento urbano e social no período pesquisado.

 

ABSTRACT

The present work is part of a doctorate thesis whose study object was the donkey drive street- car in the city of Parahyba from 1896, when it was implanted, to 1914, when the animal traction was substituted by the electric drive. Research on urban services has permitted to deepen the knowledge about the city in question. In the case of Parahyba, Araújo (2012) and Melo (2013) have studied the water provisioning in the city, thus contributing for the increase of historiography about the capital city. The objective of this paper is to show the history of the city of Parahyba in the light of the donkey drive tramway service. In the absence of other important services such as electric light, only established in 1910, and piped water, inaugurated two years later, the trolley car became an icon of modernity in the capital city. The investigation about the tramway making use of iconography, cartography, literature and interviews made it possible to accompany the history of the city, of its society and of the urban activities realized in it, such as commercial, religious, amusing as well as all the social and urban development during the time in question.

Encontros e desencontros na metrópole: sociabilidade nos novos espaços do Centro Novo de São Paulo

 

Resumo

Entre as décadas de 1940 e 1960, um fluxo alto e constante de pessoas deslocava-se na região do Centro Novo de São Paulo, gerando encontros inesperados e inusitados entre os mais diversos grupos. Nas novas vias (abertas ou alargadas) na gestão do então prefeito Prestes Maia, ou nos térreos dos novos arranha-céus que configuravam a paisagem urbana, os novos hábitos da vida moderna eram expostos. Aqueles espaços eram os legítimos lugares de debate e trocas, espaço para o público que exercia as mais diversas atividades na região: trabalho, habitação, lazer e circulação. Nos bares, cafés, restaurantes, confeitarias, livrarias, bibliotecas, primeiros museus ou galerias comerciais era possível encontrar conhecidos e estranhos que se deslocavam em uma região que se apresentava como o grande foco dos investimentos governamentais. Durante sua gestão, Prestes Maia incentivaria, a partir de dispositivos legais, a criação de espaços de fluidez e passagem nos térreos dos edifícios dispostos ao longo de vias específicas, incentivando assim a sociabilidade em um determinado espaço da cidade. Considerando os diversos aspectos de transformação urbana da cidade entre as décadas de 1930 e 1960, entre eles a abertura e alargamento de novas vias e a verticalização do Centro da cidade, o artigo buscará apresentar a íntima relação que se estabeleceu entre os novos hábitos culturais e os espaços onde estes se manifestam em meados do século XX na área central da cidade de São Paulo. A pesquisa parte da análise da legislação existente, da análise urbana e morfológica da área, além do levantamento e descrições dos percursos dos usuários , de projetos de arquitetura, filmes, registros literários que expõem um período de grande relevância na história da cidade de São Paulo.

 

Abstract

Between the 1940s and 1960s, there was a high and constant flow of people moving down in the Centro Novo of Sao Paulo, and creating unexpected and unusual encounters among different groups. In the new avenues and streets, built during the administration of Mayor Prestes Maia, or even in the ground floor of new skyscrapers that were part of the urban environment, new habits of modern life were exposed. Those spaces were legitimate places for debates and exchange, and also a space for the public that used to do diverse activities in the area: work, housing, leisure, and circulation. In bars, cafes, restaurants, bakeries, bookstores, libraries, first museums, or commercial galleries, it was possible to find known and unknown people who were moving in an area that was presented as the main focus of government investment. During the administration of Mayor Presets Maia, some legal devices encouraged the conception of flow spaces and passages in the ground floor of buildings located along specific avenues, thereby promoting sociability in a particular area of the city. Taking into account the various aspects of urban transformation of the city between the 1930s

and 1960s, including the opening and expansion of new routes and uprighting of downtown, this paper aims to present the intimate relationship established between the new cultural habits and the spaces where these habits become apparent during the mid- twentieth century in the central area of São Paulo. This research is based on literary records that expose a period of great importance in the history of the city of Sao Paulo, including the review of existing legislation, a morphological analysis of the urban area, survey and descriptions of routes of users, architectural designs, and films.